Ir para o formulario de Email.

Home | Cultura | Lazer | Turismo | Informativos

   TV DIGITAL OU DE ALTA DEFINIÇÃO

Este texto foi produzido em 05/02/2008

1 - Detalhes Importantes

1.1 - Cuidado: O nosso sinal de tv atual é no formato meio quadrado: 4x4 ou 4:3, (800 pontos x 600 linhas) e as novas telas têm o formato de cinema (1.360 pontos - horizontal x 768 linhas - vertical) - widescreen, ou optamos pela imagem padrão (formando duas listas pretas nas laterais esquerda e direita), ou zoom sem o texto da tradução, ou estendida e deformada. Se você optar pela imagem padrão, com as listas laterais, tais listas poderão danificar o seu televisor em curto prazo, especialmente se ele for de plasma. O prazo de uso recomendado por vendedores é de no máximo 01 (uma) hora com estas listas para plasma e três horas para LCD. É o chamado efeito burn-in. Isto tem o mais absoluto fundamento científico.

1.2 - Portanto, estenda a imagem para tomar toda a tela. Assim ela estará protegida.

1.3 - Nenhum monitor suporta uma imagem parada por muito tempo, logo ele ficará manchado. È por isto que as telas de proteção ficam em movimento o tempo todo, ou são escuras.

1.4 - Para obter a máxima qualidade de imagem sem distorção, é necessário que o sinal seja digital e de alta qualidade em formato Widescreen (tela de cinema, 1.360 pontos x 768 linhas, que é o padrão de alta definição) e o uso de conversor / decodificador de sinal, caso seja necessário.

1.5 – Até o presente, imagens produzidas em filmes, dvd, sinais de tv e etc, mesmo sendo de qualidade digital, e de alta resolução, foram produzidos pequenos, num formato já ultrapassado, com poucas linhas, ficam pequenos na tela, e quando são estendidos ficam distorcidos e chuviscados.

1.6 - Nem os DVDs atuais têm este padrão. São digitais, porém formam uma tela pequena. Para resolver este problema, é necessário adquirir um aparelho (lançamento) de DVD que tenha uma saída (HDMI) de alta definição ou resolução. Estes novos aparelhos de DVD (não confunda com conversor de sinal), aumentam prodigiosamente o número de linhas do filme, de modos que a tela do seu televisor irá ficar cheia e de boa qualidade.

1.7 - Jogar games nestes televisores, é desaconselhável. Todo game tem um informativo de energia, munição e mapas na parte inferior da tela, que ficam parados. É uma mancha garantida, neste lugar.

2 - Explicando a TV Digital.

2.1 - Existem em todo o mundo três sistemas de TV Digital – o sistema americano (ATSC), o sistema europeu (DVB) e o sistema japonês (ISDB).

2.2 - O Brasil adotou o sistema japonês (ISDB). O Brasil está entrando no mundo digital muito atrasado, existem vários países bem menores, e muitos deles, até mais atrasados que o Brasil, que já desfrutam desta tecnologia a alguns anos.

2.3 – Também podemos chamar a TV Digital de TV de Alta Definição, TV de Alta Resolução ou simplesmente HDTV. O Termo amplamente utilizado é TV Digital, embora seja o mais vazio. Daqui a alguns anos, ela passa a se chamar de TV.

2.4 - As tvs mais antigas e os seus sinais são quase quadrados, no formato de 4:3, quatro de largura e três de altura, isto é equivalente a 800 pontos x 600 linhas ao passo que as novas tvs digitais de alta definição, tem o formato retangular: 16:9 ou 16:10. São também chamadas de telas widescreen. No modelo de cinema.

2.5 – A imagem de baixa definição é semelhante àquela apresentada por um televisor ligado a um computador, logo se percebe que tem algo errado, é a resolução do televisor que é muito inferior aos monitores de computador: numero de pontos por polegada quadrada e o número de linhas que o televisor apresenta, e também têm a forma quadrada, 480 pontos x 480 linhas).

2.6 - Ao passo que a Tv (digital) de alta definição tem 1.360 pontos por 768 linhas), e tem um padrão parecido com tela de cinema (widescreen). Foi construída para apresentar uma imagem em detalhes, como se fosse o monitor de um computador, e é.

2.7 - A tv de alta definição é uma grande tela de computador em formato de tela de cinema. Com alguns acréscimos na parte de eletrônica. Que lhe confere a capacidade de receber o sinal de um computador ou o sinal de tv digital.

2.8 - O que é tv analógica? É aquela que recebe o sinal analógico, eletromagnético, semelhante ao sinal dos rádios antigos, e telefones celulares antigos. Este sinal, vem em ondas eletromagnéticas.

2.9 - O que é imagem digital? É uma imagem formada por picheis (item 2.13), produzida, transmitida e recebida no sistema de computador, bit a bit, o computador só reconhece zero ou um, interruptor aberto ou fechado, e daí começa uma linguagem. Para cada código, sejam letras ou números, foi criado um código (de 4, 8, 16, 32, 64 e continua evoluindo) de bits (1024 x 1024) que é igual a um bytes... megabytes, gigabytes, terabytes, Petabyte, Exabyte, Nanobyte...

2.10 -   Uma imagem bem produzida no sistema digital, se for bem transmitida e bem recebida, ela terá uma alta definição, será possível ver até os cabelos mais finos de uma pessoa balançando ao vento.

2.11 - O que é som digital? É um som produzido, transmitido e recebido no sistema computadorizado, bit a bit.

2.12 -   Um som digital, bem produzido, e chegando limpo e bem reproduzido, ao passar por um aparelho separador de som, será possível ouvir somente o que quisermos, por exemplo: Ouvir uma entre centenas de pessoas que estão falando na gravação, ouvir um instrumento no meio de uma orquestra, e etc. Além de ser um som estéreo espacial.

2.13 - O que é um pichel? É a menor partícula de uma imagem computadorizada, é um código eletrônico que determina uma unidade de cor na tela do computador ou tv digital, por exemplo: “#FF0000” que corresponde à cor vermelha, isto é apenas um micro ponto na tela, quando todos os pontos de todas as linhas de um monitor forem formados por este código, teremos uma tela na cor vermelha. Para cada cor existe um código. No sistema de 32 bites, temos aproximadamente 16.7 milhões de cores, que corresponde a 16.7 milhões de códigos.

2.14 - Um computador manda para um monitor um conjunto de pichel que formam uma imagem na sua tela.

2.15 - O que são as linhas? Uma linha de micro-lâmpadas (plasmas) ou de blocos de pichel (LCD).

2.16 - O que é um Conversor de sinal? Um aparelho eletrônico capaz de transformar sinais eletromagnéticos em sinais digitais de alta resolução, os mesmos utilizados em computador.

2.17 - Preço do conversor: varia entre R$ 500,00 e 1.000,00, mais existe uma perspectiva deste preço baixar para R$ 250,00 dentro de seis meses.

2.18 - Portanto, a tv digital, tem alta definição de imagem e som estéreo espacial. A melhor tradução seria: É um monitor de computador gigante, em forma de tela de cinema, que recebe sinal de tv digitalizado.

2.19 - A palavra digital, está intimamente vinculada a tudo que é produzido bit a bit, em computadores. A transmissão bit a bit, é uma transmissão que um aparelho vai dizendo ao outro: fechado, aberto, fechado ou positivo, negativo, positivo, negativo, ou sim, não, sim, não. Estas expressões são para se entender que o computador só trabalha com dois sinais. E o oposto de digital é o analógico, que é um sinal transmitido por ondas eletromagnéticas.

2.20 - Na tv digital, será possível, uma interatividade entre vários espectadores, que poderão conversar e se verem simultaneamente e também a interatividade de um destes ou de todos os espectadores com a emissora de televisão. Além de uma infinidade de novidades. Sem acrescentarmos o fato de que a tv digital é o protótipo da tv computador. Que logo estará no mercado.

2.21 - Na verdade a tv que conhecemos vai ser “engolida” pelo computador, e nascerá uma nova tv, mais rápida, mais inteligente, mais elegante e mais perfeita em tudo. Estes protótipos já estão sendo testados a uns dez anos em laboratórios.

2.22 - Em 2 de Dezembro de 2007 foi iniciada a operação da TV Digital na cidade de São Paulo. Existe uma data limite para o início do funcionamento em cada estado, que se estende até 2.010.

2.23 - Ninguém precisa se preocupar com a perda do sinal analógico, porque até a total implantação do novo sistema (2.016), o sistema analógico será transmitido normalmente.

2.24 - Os televisores antigos, não estão preparados para receberem sinal digital, eles precisam de um aparelho chamado Conversor de sinal, e mesmo assim a imagem jamais será a mesma de um aparelho de alta definição. Mas a melhoria na imagem é perceptível a vista.

2.25 - Normalmente os aparelhos de última geração, plasma, lcd, em alta definição, já estão totalmente preparados para receberem o sinal digital, existem alguns no mercado que ainda não estão preparados, converse com o vendedor sobre isto antes de comprar. Verifique se o aparelho dispõe do sistema Full HDMI em português: (Interface Multimídia de Alta Definição). O modelo da tomada é novo.

2.26 - Se vai comprar um televisor novo, é bom comprar um que esteja totalmente pronto para o novo sistema: Digital e de alta resolução com tomada para hdmi em seu console. E que tenha uma tela na forma de tela de cinema, para poder aceitar o novo sistema que é de 1.360 pontos x 768 linhas, podendo chegar a bem mais, o que não será problema.

2.27 - A síntese do novo sistema de tv digital, é que ela trabalha com o sinal de computador para som e imagem, e tem tela no formato de cinema.

Indice dos textos.


BrasilTurbo.com.br | Política de Privacidade | 1994 | Todos os Direitos Autorais Reservados.