ESTADO DO MARANHÃO

Apoio Turístico | Capital | Estado | Mapas | Restaurantes
Lista | Araçaji | Calhau | Do Meio | Olho d'Água | Ponta d'Areia | São Marcos
Diversões Noturnas | Compras | Pontos Turísticos
Alimentação | Aluguel de Carros | Agências de Turísmo | Hotelaria

Lençóis Maranhenses - Comentário

















Foto: Lençóis Maranhenses - Barreirinhas-MA.

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Contatos:

1 - Telefônico: IBAMA/Barreirinhas - 98-349-1155

2 - E-mail: pnlm@ibama.gov.br

3 - Site: http://www.ibama.gov.br

4 - Voz/Nacional: 0800-618080

5 - Carta: Rua Joaquim Soeiro de Carvalho, 746, Centro, Barreirinhas, MA - CEP: 65.590-000.

Como Chegar:

1 - De avião, a partir de São Luís - procure as agências de turismo em São Luís-MA.Tempo: 40 minutos.

2 - De carro alugado - partir de São Luís - procure as agências de turismo em São Luís-MA.Tempo: 3 horas.

3 - No seu veículo - a partir de São Luís - tome a BR135 no rumo sul, em Bacabeira, entre para Rosário, (cuidado nesta entrada, se não tiver placas, pergunte nos postos de combustíveis - Bacabeira, fica a aproximadamente 50km do Centro de São Luís), observe as placas indicando: Barreirinhas. O percurso total é de aproximadamente 250km. Tempo: 3 horas. Condição do asfalto: 90% novo, poucos buracos na parte antiga. Cuidado: presença de animais (equinos e bovinos) no asfalto, principalmente ao amanhecer e entardecer.

Sobre o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses:

1 - Lençóis Maranhenses, como é mais conhecido, não é apenas um ponto turístico no Brasil, é algo extraordinário, fantástico, fenômeno da natureza, um verdadeiro e maravilhoso Paraízo Ecológico, que tem 155 mil hectares de dunas com até 60 metros de altura, rios, lagoas e manguezais. Apresentando uma paisagem fantástica, com um gigantesto deserto de areia branca, que visto do céu, as dunas parecem lençóis estendidos em camas. Daí o nome: Lençóis Maranhenses.

2 - Nos desertos têm os oasis, que são nascentes d'água, nos Lençóis Maranhenses, têm lagoas de água doce e cristalina. As Lagoas Azul, Bonita, do Peixe, da Lua e Preguiça são as mais famosas e mais visitadas. Os nomes têm a ver com as mesmas: Azul = água limpa e azulada; Bonita = é bela; Peixe = é a única que tem peixe; Lua = tem forma de uma meia lua; Preguiça = é a primeira, geralmente os preguiçosos só vão até ela.

3 - Além das maravilhosas dunas e lagoas, ainda tem o rio Preguiça com sua água cistalina que leva até as praias a beira mar nos pequenos lençóis e os povoados Atins, Caburé e Mandacaru, que podem ser visitados. O acesso também pode ser de veículo 4x4.

Atrativos Locais:

1 - Lagoa Azul: Lagoa de águas transparentes, localizada a cerca de 1 km de Barreirinhas. Na época das secas, fica sem água. O acesso é feito em veículo tracionado. O carro é estacionado no início do campo de dunas e as pessoas seguem em caminhadas leves.

2 - Lagoa Bonita: Proporciona uma das melhores visitas do Parque. Fica a cerca de 3 km de Barreirinhas, em trajeto feito por veículo 4x4. Tem água mesmo na estação seca.

3 - Lagoa da Esperança: Lagoa perene de águas escuras por causa da vegetação nas margens. Localiza-se próxima ao limite do Parque, entre Barreirinhas e Lagoa de Santo Amaro. Acesso em veículo 4x4. Local onde começa o Rio Negro, que atravessa o Parque no sentido sul-norte.

4 - Baixa Grande: Pequeno vilarejo onde vivem famílias totalmente isoladas.

5 - Queimada dos Britos: O velarejo é uma espécie de oásis nos Lençóis, com uma vegetação tropical bastante diversificada.

6 - Travessia do Parque: Caminhada pesada que dura dois dias. Exige bom preparo físico e um guia especializado. O trajeto é realizado entre os povoados de Atins e Santo Amaro.

Atrativos nos Arredores:

1 - Caburé, Atins e Mandacaru: Vilarejos de pescadores próximos à foz do Rio Preguiças, na entrada dos Lençóis.

2 - Passeio de barco pelo Rio Preguiças: Vai de Barreirinhas até Atins. Pode ser feito em barco de linha ou em voadeira.Veja o mapa dos Lençóis.

Programe-se:

1 - Não entre no Parque sem guias;

2 - Leve água gelada, e traga tudo que levar;

3 - Não beba água das lagoas;

4 - Não tente chegar aos Lençóis em seu próprio carro de tração única;

5 - Pesquise antes de fechar os "pacotes", isto é importante;

6 - Época de Chuvas: Janeiro a Junho - as lagoas ficam cheias;

7 - Temperaturas no Parque: pode passar de 40 graus C. Use chapéu, óculos escuros, protetor solar e camisetas brancas;

8 - Nas areias, evite calçados, a areia penetra neles e machuca os pés, fazendo bolhas. Descalço, se anda o dia inteiro, sem problemas.

Leia também o comentário que fiz sobre Lençóis Maranhenses, na página do Editor.

Saiba mais sobre a cidade de Barreirinhas-MA.

Voltar - Top

Política de Privacidade | ©2004 www.EstadodoMaranhao.com.br