Ir para o formulario de Email.

Home | Cultura | Lazer | Turismo | Informativos

     Efeito Estufa

01 - O que é efeito estufa?

02 - Efeito Estufa, é uma definição, expressão, ou conceito, criada por cientistas, ecologistas e toda a comunidade que atua na área ecológica, para fazer referência ao que está acontecendo com a Terra nos últimos anos, no tocante à elevação de temperatura global. A terra esta se tornando uma estufa.

03 - Percebe-se que está havendo uma grande mudança climática em todo o planeta. Na verdade o planeta está sofrendo um aquecimento global gradativo, provavelmente, por causa da dispersão de partículas de metal no ar (fumaça), o buraco na camada de ozônio, e o funcionamento dos motores a combustão e principalmente o desmatamento. Chamam de efeito-estufa, algo parecido com o que acontece dentro de uma panela de pressão. Este aquecimento está dissolvendo o gelo das calotas polares e elevando o nível do mar de "modo imperceptível". Além de provocar seca em determinadas regiões onde isto nunca aconteceu e precipitação de chuva em excesso em outros lugares.

04 - Em virtude do descontrole no clima do Planeta Terra, nos últimos anos, temos como resultado, a ocorrência de diversos fenômenos naturais, alguns deles de natureza catastrófica: Furacões, ondas gigantes, erupções vulcânicas e outros. Mas, certamente, coisas mais espantosas ainda estao por vir.

05 - Percebe-se que algo precisa ser feito, e isto deve acontecer em carater de urgência, se nada for feito, o fenômenos irão continuar acontecendo, e eles irão se agravar progressivamente. Procurar a resposta em outros planetas ou no gelo, não nos parece muito adequado. Se uma máquina começa apresentar defeitos em seu funcionamento, ou um animal começa a apresentar doenças estranhas, a possiblidade do causador do problema estar dentro da máquina ou do animal é sempre maior do que fora dela, especialmente quando podemos visualizar claramente o exterior da máquina ou do animal. Assim também, podemos aplicar o mesmo conceito para a Terra, procurar o elemento causador de tais fenômenos fora dela, ou onde percebe-se que a resposta não está, pode ser fantasioso. Melhor é, analisarmos o que o homem está fazendo com a terra para que ela reaja da forma como está reagindo:

06 - Alguns fatores que certamente estão contribuindo para a elevação da temperatura na Terra:

07 - Muito asfalto - impedindo a "transpiração da terra";

08 - Muita queimada - emitindo muita fumaça e eliminando a proteção natural da terra;

09 - Devastação continuada das florestas - danificando a proteção da terra, os raios solares passam a atingi-la diretamente, provocando um aumento de temperatura. Isto, e o que mais esta contribuindo para a ocorrencia de catastrofes naturais;

10 - Muitos motores a combustão, produzindo calor e monóxido de carbono, aumentando a temperatura e bloqueando a saído de determinados gazes da atmosfera e outras camadas.

11 - Uma alternativa para abrandar significativamente o problema, num prazo de 03 a 05 anos, seria o reflorestamento do planeta. A copa das árvores cobre a terra, fazendo sombra e protegendo-a de receber os raios solares diretamente, evitando assim, parte do aquecimento da terra e suas folhas fazem a fotossintese noturna, trocando gas carbonico por oxigenio. E, evidentemente, a utilização de novas fontes de energia, não derivadas do petróleo, que está acabando. Pelo menos, ja esta acabando.

12 - Na cidade que vivo, percebi o aumento da temperatura, porque a uns cinco a dez anos atrás, para se dormir na época fria, era necessário dois ou três cobertores, hoje, agente tem que ligar o ventilador.

Indice dos textos.


BrasilTurbo.com.br | Política de Privacidade | 1994 | Todos os Direitos Autorais Reservados.