Ir para o formulario de Email.

Home | Cultura | Lazer | Turismo | Informativos

Economizando Energia

 Este texto foi produzido em 22.02.2008

1 - Controlando a Conta

            1.1 – Consumo Medido

            É um número expresso em kWh (Kilowatt por hora) que é o resultado da subtração da leitura anterior sobre a leitura atual, é com base neste número, multiplicado por uma constante, que é calculado o valor da conta. Exemplo:

Leitura atual:  612

Leitura anterior: 466

Consumo: 146 x 0,428231

Valor = R$ 62,52

            Neste valor ainda serão acrescidas algumas taxas; juros e multas por atraso e etc.

            Este é o numero chave da sua conta de energia, verifique todo mês se ele está aumentando ou decrescendo.

            1.2 – Juros e Multas

            Você pode escolher normalmente três dias diferente do mês para pagar a sua conta, escolha um que seja mais adequado à sua necessidade, assim estará evitando o pagamento de juros e multas todo mês.

            1.3 – Fiscalização

            Verifique todo mês se não houve um consumo excessivo em sua conta, caso isto ocorra, procure descobrir de imediato o motivo, poderá ser um aparelho novo dos listados abaixo.

2 - Controlando o Consumo

            2.1 – Stand by

                        2.1.1 – O que é Stand by?

                        Significa: “Estar ao lado de”, porém, fica bem melhor: “Estar pronto para”, porque é na verdade o que significa. Quando um aparelho está no modo Stand By, ele está no modo de espera, aguardando uma ordem para iniciar o seu funcionamento, evidentemente, ele já está funcionando, é como se ele estivesse ligado, porém semi-inconciente.

            É inconcebível imaginar que um aparelho ligado e em modo de espera não esteja consumindo, lógico que está consumindo, pouco, mas está, e este pouco, multiplicado por minutos, horas, dias, meses e anos, faz uma enorme diferença.

            O Stand By, só seria eficaz, se recebesse a sua energia a partir de uma bateria que teria sido carregada quando o aparelho estivesse funcionando.

                        2.1.2 – Solução

                        Em nossa residência, fizemos o seguinte arranjo: compramos um interruptor de chuveiro, bipolar (corta a corrente nos dois fios), e ligamos todos os aparelhos da estante numa tomada que sai deste interruptor, de modo que a um simples toque desligamos tudo. By By Stand By.

            2.2 – Grandes Consumidores Domésticos

                        2.2.1 – Ferro de Passar

                        Está entre um dos maiores consumidores domésticos, a solução é utilizá-lo com moderação e procurar passar todas as roupas da semana de uma só vez e na temperatura adequada para cada tipo de roupa.

                        2.2.2 – Chuveiro

                        O chuveiro disputa a posição de maior consumidor do lar com o aparelho de ar condicionado, este é terrível. A melhor solução é praticar banhos curtos, e sempre que possível utilizar água fria, para os jovens isto é bem mais saudável.

                        2.2.3 – Ar Condicionado

                        Provavelmente é o maior vilão dos grandes consumidores. O que torna este aparelho o maior consumidor, é o fato de que é muito potente e fica ligado durante muitas horas, e muitas vezes a noite inteira. Quem quer economizar na conta, tem que desligar o ar condicionado e abrir a janela e ligar o ventilador.

                        2.2.4 – Freezer

                        Na verdade, este é o aparelho residencial que mais consome energia no lar, ele não é um grande consumidor como o ar condicionado e como o chuveiro e o ferro de passar roupas, porém, em virtude dele ficar ligado vinte e quatro horas por dia, ele se torna o monstro do consumo nas residências.                

                        2.2.5 – Geladeira

                        Este aparelho não é um grande consumidor, eu quis figurá-la aqui, para chamar a atenção do leitor, que a geladeira, pode ser desligada ou mesmo desprezada, ela é muita boa para engordar. Tem uma série de vantagens, mas a geladeira é grande inimiga da saúde, por ser um convite constante a um petisco. Lógico, respeitada a opinião alheia.

                        2.2.6 – Máquina de Lavar

                        É um consumidor de nível médio, mas se for usada com sabedoria não causa grandes problemas. Procure lavar toda a roupa da semana de uma só vez, assim a máquina irá trabalhar na sua melhor condição, e não irá trabalhar vazia, gastando energia para nada.

                        2.2.7 – Lâmpada de Filamento

                        A lâmpada de filamento, é uma invenção que ficou para trás, não existe nenhum motivo para as pessoas continuarem usando, ela consome até dez vezes mais energia que uma lâmpada a gás. Mantenha o costume de manter todas as lâmpadas desligadas onde não houver gente presente.

                        2.2.8 – Microondas

                        O microondas é um aparelho antigo, mas não teve grande consumo, porque, grande era o seu consumo, felizmente, os atuais são mais econômicos, porém devem ser usados com moderação, porque são consumidores de nível médio.

            2.3 – O Gato do Vizinho

            Sua conta de energia está vindo alta, você já vasculhou tudo e não encontrou resposta para o alto consumo. Faça o seguinte: Desligue todos os aparelhos da sua residência num momento em que normalmente seus vizinhos estão em casa, e verifique se o disco ou ponteiro do relógio continua girando, se isto ocorrer, você poderá ter um sócio na sua conta de energia e não está sabendo.

            Esta sociedade consiste no seguinte: o vizinho, que é muito esperto, liga a instalação dele na sua durante vários dias por mês e desliga o relógio dele, passando a consumir a energia do seu relógio, para evitar suspeitas, ele liga a instalação dele uns dias, para gerar uma conta todo mês. Isto é gato, ou furto de energia.

            2.4 – O Gato de Casa

            Você já tentou de tudo para descobrir porque o consumo de energia em sua residência é enorme, e não descobriu, desligue tudo e verifique se o ponteiro ou disco do medidor continua girando, se ele continuar trabalhando, está havendo consumo, e poderá ser um fio positivo que está desencapado, fazendo terra em algum ponto e isto gera consumo, e grande consumo.

            3 – O Milagre na Conta

            Se você, seguir criteriosamente tudo que nós indicamos, você terá uma economia de aproximadamente 60% (sessenta por cento) na sua conta, logo no primeiro mês. Fiz uma experiência, desliguei o microonda, o freezer, e o ferro de passar. Experimentei uma redução de 250% (duzentos e cinqüenta por cento) na minha conta de energia, e estou vivo e feliz.

            4 – Vivendo Normalmente

            Depois de uns três a seis meses fazendo isto, você irá fazer tudo naturalmente, e não se sentirá uma pessoa excessivamente preocupada com consumo, irá viver naturalmente, consumir naturalmente e pagar bem menos por isto.

Indice dos textos.


BrasilTurbo.com.br | Política de Privacidade | 1994 | Todos os Direitos Autorais Reservados.