Ir para o formulario de Email.

Home | Cultura | Lazer | Turismo | Informativos

     Comprando Um Computador

Comprar um computador não é muito complicado, mas tem uns segredinhos. 

01 - Lembre-se: normalmente, os computadores e seus perifericos, ficam ultrapassados em um ano, e dobram de capacidade a cada oito meses. Pesquise preços, entenda o valor das peças de acordo com a capacidade, marca e modelo de cada uma;

02 - Winchester - É uma caixa de metal, onde ficam armazenados, alguns disco de aço inox, nos quais são gravadas todas as informações que vemos na tela do computador. É também conhecido como Disco Rígido, é a memória rígida do computador. Sua capacidade é normalmente expressa em Gigabites, atualmente, 2005, estes discos chegam a centenas de Gigabytes, logo estaremos falando em disco rígido de dezenas e centenas de Terabytes. É no Disco Rígido que ficam gravados os Programas ou Software. Este disco, tende a desaparecer, sera trocado por uma memoria muita menor e mais leve.

03 - Memória RAM - Esta memória, também chamada de Randômica, é uma memória que depende de energia. No momento que cessa a energia nela, ela perde definitivamente as informações que estavam armazenadas. É por isto que o computador fica gravando no disco constantemente. Ela vem em forma de "pente" de 4, 8, 16, 32, 64 ...Megabytes. Diversos computadores só trabalham com pentes duplos de igual valor.

04 - Placa Mãe - É uma placa de micro circuitos eletrônicos, que tem em geral o tamanho da caixa do computador. É nela que ficam acopladas as diversas peças que fazem o computador ganhar vida. Atualmente, existe a tendência dos fabricantes para incorporarem as outras peças na Placa Mãe. Atente para o detalhe que placas antigas não conseguem ler adequadamente os novos Winchesteres e as novas memórias, por terem valores gigantescos.

05 - Monitor - Também chamado popularmente de tela, atualmente as grandes corporações já trocaram, estão trocando ou vão trocar os "velhos" monitores por telas de Cristal Líquido, que são leves e compactas e apresentam uma imagem espetacular. Os monitores têem as suas medidas em polegadas, os melhores são de 17 para cima e tem um maior número de linhas entrelaçadas. Procure conhecer bem os monitores antes de fechar o negócio. Existem monitores espetaculares e outros que não são tão bons, com preços bem aproximados.

06 - Leitora de Disco ou Leitora de CD, já está ultrapassada, foi substituída pela Gravadora e Leitora de Discos.

07 - Gravadora de Disco - OU Gravadora de CD, geralmente vem escrito na frente: CD-RW, para especificar que lê e grava CD, trazem também três números separados pela letra x, que significam pela ordem: velocidade de gravação de CD não regravável, velocidade de gravação de CD regravável e velocidade de leitura máxima.

08 - Gabinete - É a estrutura do computador, também conhecida como CPU, é dentro dela que estão os diversos componentes que fazem o computador ser o que realmente é.

09 - Regulador de Tensão - É uma pequena caixa que fica separada do computador (externa) que tem a função de impedir que o computador "queime", seja danificado por variações bruscas de tensão. É tão importante, que usar computador sem este equipamento é sinônimo de prejuízo. Todos os computadores saem das lojas com este equipamento, quem vende sem ele deve instruir para que o usuário compre-o, antes de ligar o computador.

10 - Placa de Som - É uma placa que atualmente vem incorporada na placa mãe. Sem ela, o som do computador é muito baixo, e as vezes inexistente.

11 - Placa de Vídeo - É uma placa que atualmente vem incorporada na placa mãe, tem a função de produzir as imagens para "rodar" filmes - DVDs.

12 - Software - São os programas que dão vida à máquina, é como o espírito que dá vida ao corpo.

13 - Modem - É uma placa interna ou externa (pequena caixa), que serve para interligar computadores, ou ligar o computador na Internet, neste caso, são sofisticados e caros, são os modems ADSL para conexão em alta velocidade. A palavra Modem, vem de: Modulador e Demodulador (ogininalmente do Ingles). Por favor, nunca fale: MOLDEM. Se falar errado, todos que trabalham no ramo, perceberao que voce e facilmente enganavel.

14 - Placa de Rede - Esta placa só tem utilidade para quem vai instalar rede, do contrário é jogar dinheiro fora. Rede é a interligação de dois ou mais computadores.

15 - Verificando A Capacidade do Computador: Para sabermos as "medidas" de uma máquina, devemos seguir os seguintes passos:

15.1 - Com o computador ligado, Clique em Meu Computador com o botão direito do Mouse,

15.2 - Clique em Propriedades

15.3 - Leia no Final de Propriedades do Sistema:

15.4 - Velocidade do Processador em MHz (megahertz);

15.5 - Capacidade de armazenamento da Memória RAM em Mb (Megabytes)

15.6 - Para saber a capacidade do Winchester, clique em Meu Computador com o botão esquerdo, ao abrir, clique na letra "C", com o botão direito do Mouse, ao abrir, clique em Propriedades, aí você verá quanto tem de espaço total, ocupado e livre;

16 - Porque Computadores Travam? - Basicamente por dois motivos: O processador está quente demais; houve uma falha no programa que está aberto.

16.1 - Todo computador tem uma ventoinha interna, também chamada tecnicamente de cooler, que tem a função de refrigerar o processador, se ela não estiver funcionando corretamente, fatalmente o computador vai travar e inclusive poderá danificar definitivamente o processador. Existem computadores que a placa mãe controla o funcionamento do cooler, acionando-o, quando necessário e desligando quando o processador atinge uma temperatura baixa. As vezes o cooler para de funcionar por sujeira, veja a possibilidade de uma limpeza com um aspirador (com o computador desligado, claro).

16.2 - Dificilmente um programa apresentará erro ao ponto de travar, mas isto acontece com grandes programas, e principalmente com programas antigos que tinham uma arquitetura diferente da atual, que já não trava com facilidade. Caso seu computador trave, acione as teclas Ctrl + Alt + Del simultaneamente e veja qual o programa que não está respondendo e clique em Finalizar tarefa. Se o caso é sério desligue até da tomada e espere alguns minutos, não se preocupe, o computador não vai danificar fazendo isto. Agora ligue novamente "com a máquina fria".

Indice dos textos.


BrasilTurbo.com.br | Política de Privacidade | 1994 | Todos os Direitos Autorais Reservados.