ESTADO DO CEARÁ

Dados Gerais | Hotelaria | Lista Das Praias | Mapas | Restaurantes
Apoio Turístico | Capital | Futuro | Iracema | Meireles | Mucuripe
Bares e Boates | Cinemas | Compras
Canoa Quebrada | Morro Branco | Porto de Dunas
Cumbuco | Jericoacoara

Pontos Turístico



Pontos Turísticos em Fortaleza-CE

*********************************************************************************

01 - Fortaleza de N. Sra. Da Assunção - Av. Alberto Nepomuceno, s/n - Centro - Fone: 255-1600 - Visitas: de Segunda a Domingo, das 08:00h às 11:00h e 14:00h às 17:00h;

Idealizado e construído em paliçada por Mathias Beck, em 1649, durante a invasão holandesa, foi batizado de Forte de Schoonenborch. Tomado pelos portugueses cinco anos depois, recebeu o nome atual em homenagem à padroeira da cidade. Reconstruído em 1817, atualmente é sede do comando da 10 Região Militar. A cidade teve seu nome em função da Fortaleza, que guarda até hoje a cela onde ficou presa Bárbara de Alencar, revolucionária, avó do famoso escritor José de Alencar.

Fortress of Our Lady of Assumption

Idealized and constructed by Mathias Beck, in 1649, during the Dutch invasion, it was baptized as Schoonenborch Fort. Taken By the Portugueses 5 year later, received its actual name in honor to the city's Patron Saint. Reconstructed in 1817, it is today the headquarters of command of the cell that enprisioned Barbara de Alencar, the grandmother of the famous writer Jose de Alencar.

Visits: Monday through Sunday, from 8am to 11am and from 2pm to 5pm.

*********************************************************************************

02 - Passeio Público - Rua Dr. João Moreira, s/n - Centro;

Construída no final do século XIX, o local recebeu várias denominações, desde Largo da Fortaleza, passando por Largo do Paiol, Largo do Hospital da Caridade (Homenagem à Santa Casa), Campo da Pólvora e Praça dos Mártires do Equador fuzilados no local em 1825). Restaurada em 5 de julho de 1880, a praça passou a se chamar Passeio Público, foi cartão de visita da cidade e principal ponto de encontro da sociedade cearense. A praça foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e 1965.

The Public Stroll

Constructed at the end of the XIX century, the square received various denominations, Largo do Forte (Fort Publc Square); Largo do Paiol (Barn Public Square); Largo do Hospital da Caridade (Charity Hospital Public Square) (In honor to the Santa Casa Hospital), Gunpouder Field and Square of the Martyrs (In Honor of the Equator Confederation Martyrs, shot at the site in 1825). Restored on July 5, 1880, the square began to be called Passeio Público. It was a post card of the city, and main meeting point of the high society of Fortaleza. The square has been part of the National Historic Patrimony since 1965.

*********************************************************************************

03 - Catedral Metropolitana de Fortaleza - Av. Alberto Nepomuceno, s/n - Praça da Sé - Centro - Fone: 231-4196 - Visitas: Segunda a Sexta, das 08h às 17h, aos Sábados das 08h às 12h e aos domingos das 09h às 13 e das 17h às 21h;

Principal igreja da arquidiocese de Fortaleza, a catedral foi projetada pelo francês Georges Henri Le Mounier, inspirada na Catedral de Colônia, na Alemanha. É um templo em estilo neogótico que, apesar de sua grandiosidade, impressiona pela simplicidade de suas linhas. Inaugurada em 1978 com capacidade para acomodar até 5.000 pessoas, seu padroeiro é São José, o mesmo do Estado do Ceará.

Metropolitan Cathedral of Fortaleza

The main church of the archdiocese of Fortaleza and third in size of the country. The Cathedral was projected by the Frenchman Georges Henri Le Mournier, inspired on the Cathedral of Colonia, Germany. It's a temple in Neogothical style that, inspite of its greatness, make na impression by the simplicity of its lines. Inaugurated in 1978 with the capacity to accomodate up to 5.000 people. Its Patron Saint is St. Joseph, Who is the same of Ceará's.

Av. Alberto Nepomuceno - Sé Square - Downtown. - Phone: 85-231-4196 - Open Monday to Friday, from 8am to 5pm; Saturdays until noon, and Sundays, from 9am to 1pm and from 5pm to 9pm.

*********************************************************************************

04 - Casa José de Alencar - Av. Washington Soares, s/n - Messejana - Fortaleza-CE;

O sítio do Alagadiço Novo pertencia ao senador e padre José Martiniano de Alencar, pai de José de Alencar. A casa onde nasceu o escritor, em primeiro de maio de 1829, com sua estrutura otiginal, é uma construção simples de 1826. Tem apenas quatro compartimentos, com um fogão à lenhas, piso de tijolos de barro e portas de madeira rústica. Não há mobília, apenas expositores com fotos e documentos da família Alencar. Faz parte de um complexo cultural da UFC, que reúne uma pinacoteca, o Museu Arthur Ramos, a Biblioteca Braga Monteiro e um restaurante de comidas típicas. No local existem ruínas do primeiro engenho a vapor do Ceará, construído em 1828. A casa pertence à UFC e foi tombada pelo patrimônio Histórico Nacional em 10 de agosto de 1964.

Jose Alencar's House

The Alagadiço ranch belonged to the senator and Priest José Martiniano de Alencar, father of José de Alencar. The house, where the writer was born on May 1., 1829 has its original structure maintained. It's humble construction from 1826. It has only photos and documents of the Alencar family. It is part of a cultural complex of the Federal University of ceará (UFC) of na art gallery, the Arthur Tamos museum, the Braga Monteiro Library and a restaurant with typical food. There are ruins of the first steam sugar cane mill of Ceará, buil in 1828. The house belongs to UFC, and was protected by the National Historical Patrimony on August 10 1964.

Located on Avenida Washington Soares - Messejana.

*********************************************************************************

05 - Cine São Luís - Pça. Do Ferreira, s/n - Centro - Fone: 226-8739;

Com linhas neoclássicas e inspirações art-déco, o Cine São Luiz foi construído entre 1939 e 1958. Ostenta um luxuoso hall, escadarias em mármore e lustres de cristais oriundos da antiga Tchecoslováquia. Funciona diariamente como cinema e recebe eventos como o Festival de Cinema - Cine Ceará. Com capacidade para receber até 1.500 pessoas, tornou-se um ícone da vida cultural da cidade. Pertence ao grupo Severiano Ribeiro, tradicional família de Baturité.

São Luís Cinema

With a neoclassical style, and art deco inspirations, the São Luís Cinema was constructed betwenn 1939 and 1958. It exhibits a luxurious hall, staircases in marble and crystal lusters brought from former Thcecoslovaquia. Open daily as a cinema, and holds events like the International Film Festival - Cine Ceará. It has the capacity to hold up to 1.500 people, na icon to the cultural life of the city. It belongs to the Severiano Tibeiro Group.

Ferreira Square, - Downtown - phone: 85-226-8739.

*********************************************************************************

06 - Praça General Tibúrcio ou Praça dos Leões - Centro de Fortaleza-CE;

Construída em 1856, a praça chamava-se Largo do Palácio. Já em 1887 foi batizada em homenagem ao general cearense que participou da Guerra do Paraguai. Os destaques são estátuas em bronze de leões em luta com serpentes oriundas de Paris no início do século XX, além da escada bifurcada e belos jarros de ferro. Restaurada em 1992, foram recuperados os jardins com pisos de pedras portuguesas, bancos, iluminação e o monumento ao General Tibúrcio. Tombada pelo Patrimônio Histórico Estadual desde 1991.

General Tibúrcio Square - Lions Square

Constructed in 1856, the square was called Largo do Palácio (Palace Public Square). In 1887, it was baptized in honor of the general of Ceará that participated in the Paraguayan War. The highligt are bronze statues of lions fighting with snakes, which came from Paris at the turn of the XX Century, besides the split staircase, and nice iron jars. Restored in 1992, with the gardens with Portuguese rock pavement, benches, illumination, and even the General Tiburcio Monument, protected by the State's Historical Patrimony since 1991.

Between the streets Sena Madureira, General Bezerril, São Paulo and Guilherme Rocha, Downtown.

*********************************************************************************

07 - Palácio da Luz - Rua do Rosário, 01 - Centro - Fone: 253-4275 - Visitas: Segunda a Sexta, das 08h às 11h;

O prédio foi construído no final do século XVIII com mão de obra indígena para servir de residência ao capitão-mor Antônio da Costa Viana. Depois de 1814, quando foi adquirido pelo Governo Imperial, funcionou como sede do Governo, residência do Presidente da Província, abrigou a Câmara Municipal, a Secretaria de Cultura do Estado e a Casa de Cultura Raimundo Cela. Hoje tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual, é a sede da Academia Cearense de Letras, fundada em 1894, com um acervo de mais de 15 mil obras.

Palace of the Light

The building was constructed the end of the XVIII Century by the indians, to be the residence of the Captain of the Industry Antonio de Costa Viana. After 1814, it belonged to the imperial government, it was the Government headquarters, residence of the President of the Province, it was the City Council, Secretariat of Culture of the State, and the Raimundo Cela Cultural House. Today, it is protected by the State Historical Patrimony. It is today the headquarters of the Academy of Writers of Ceará.

Rua do Rosário, 1 - Downtown. - Phone: 85-253-4275 - Open Weekdays, form 8am to 11am.

*********************************************************************************

08 - Palácio Senador Alencar - Rua São Paulo, s/n - Centro - ao lado da Praça dos Leões;

Construído entre 1856 e 1871, sediou o Legislativo da Província, a Faculdade de Direito, a Biblioteca Pública, Assembléia Legislativa e a Academia Cearense de Letras. Projetado pelo arquiteto Adolfo Herbster, em estilo neoclássico, foi tombado pelo IPHAN em 1973 e abriga hoje o Museu do Ceará.

Senador Alencar Palace - Old Provincial Assembly

Built between 1856 and 1871, it held the Province Legislative, the Law School, the Public Library and Academy of Writers of Ceara. Projected by the architect Adolfo Herbster in the neoclassical style. It was protected by IPHAN in 1973 and is today the Museum of Ceará.

Rua São Paulo Street - Downtown, next to Lions Square.

*********************************************************************************

09 - Estátua da ïndia Iracema - Praia Formosa - Fortaleza-CE;

Em homenagem à índia Iracema, a "virgem dos lábios de mel" do romance de José de Alencar, há três estátuas erguidas na cidade. A mais antiga localizada no calçadão da Avenida Beira-Mar, junto à Praia do Mucuripe, mostrando Iracema, o guerreiro português Martim Soares Moreno, o cachorro Japi e seu filho Moacir - símbolo da miscigenação do índio com o branco, inaugurada em 1965 pelo persidente Castelo Branco. A Segunda, na Praia de Iracema, é uma obra do artista plástico cearense Zenon Barreto, inaugurada em 1996 pelo prefeito Antônio Elbano Cambraia. A índia guerreira aparece ajoelhada, de frente para o mar. A terceira estátua, inaugurada em 2003 pelo Rotary Club, está localizada na Praia Formosa.

Statues of Iracema

There are three statues in town to honor Iracema, the Indian girl, "the virgin with lips of hopney" from the novel of Jose Alencar. The oldest is on Avenida Beira-mar, close to Mucuripe Beach, showing Iracema, the Portuguese warrior Martim Soares Moreno, their pet dog Japi and their son Moacir - symbol of the miscegenation of white and Indian, inaugurated in 1965. The second one, at Iracema Beach. It is a piece of art by the plastic artist Zenon, inaugurated in 1996 by Mayor Antonio Elbano Cambraia. The Warrior Indian girl is kneeling down, in front of the sea. The third statue, inaugurated in 2003 by Totary Club, it is located at Formosa Beach.

*********************************************************************************

10 - Antiga Alfândega - Rua Pessoa Anta, s/n - Praia de Iracema;

Inaugurada em 15 de julho de 1891, teve como concessionária dos serviços a Cia. Ceará Harbour Corporation, empresa inglesa que reunia interesses dos governos inglês e brasileiro e dos exportadores cearenses. O edifício foi construído em pedras. Argamassa feita de óleo de peixe, areia e ferragens importadas da Inglaterra. Estruturas e adornos em ferro fundido e forjado (colunas coríntias, escadaria monumental dupla, balcões e gradis) chegaram em um carregamento especial, fabricados pela companhia inglesa. Atualmente o prédio pertence à Caixa Econômica Federal, sendo parte do projeto de revitalização da Praia de Iracema.

Inaurated July 15, 1891, the Harbour Corporation Ceará Company was the services concessionaire, na English companhy, that united Brazilian and English government interests, and those of the Exporters from Ceará, the building made of stone, mortar from fish oil and sand. The tools were brought from England. Structures and adorns made of funded and forged iron (corinthian columns, monumental double staircase, balconies, and fences), arrived on a special shipment, made by the Britsh Company. Today the building belongs to Caixa Economica Federal (Federal Savings Bank), and makes part of the Iracema Beach revitalization project.

Iracema Beach.

*********************************************************************************

11 - Antiga Cadeia Pública - Centro de Turismo - Rua Senador Pompeu, 350 - Centro - Fone: 212-3566 - Visitas: de Segunda a Sábado de 08h às 18h e Domingo até o meio dia;

*********************************************************************************

12 - Estação Ferroviário Engenheiro Felipe - Rua Dr. João Moreira, 543 - Praça Castro Alves - Centro - Fone: 211-4255;

*********************************************************************************

13 - Secretaria da Fazenda - Av. Alberto Nepomuceno, 02 - Centro - Fone: 254-7858;

*********************************************************************************

14 - Reitoria da UFC - Av. da Universidade, 2853 - Benfica - Fone: 281-3011

*********************************************************************************

15 - Estoril - Rua dos Tabajaras, 359 - Praia de Iracema - Fone: 219-5158;

*********************************************************************************

16 - Praça do Ferreira - Centro de Fortaleza-CE;

*********************************************************************************

17 - Palacete Ceará - Praça do Ferreira - Centro;

*********************************************************************************

18 - Excelsior Hotel - Rua Guilherme Rocha, próximo à Praça do Ferreira - Centro;

*********************************************************************************

19 - Palácio João Brígido - Rua São José, 01 - atrás da Sé - Centro;

*********************************************************************************

20 - Ponte Metálica e Ponte dos Ingleses - Praia de Iracema;

*********************************************************************************

21 - Praça e Estátua do Cristo Redentor - Av. Monsenhor Tabosa, s/n - Centro;

*********************************************************************************

22 - Santa Casa de Misericórdia - Rua Barão do Rio Branco, 20 - Centro;

*********************************************************************************

23 - Igreja do Pequeno Grande - Av. Santos Dumont, 55 - Aldeota;

*********************************************************************************

24 - Igreja Nossa Senhora de Fátima - Av. 13 de maio, s/n Bairro de Fátima;

*********************************************************************************

Retornar ao topo da página. (TOP)

Política de Privacidade | ©2004 www.EstadodoCeara.com.br