Ir para o formulario de Email.

Home | Cultura | Lazer | Turismo | Informativos

     Como Atrair Turistas

01 - Nao basta ter "belas" praias, bons passeios e lugares "exoticos" para serem mostrados. E preciso uma serie de cuidados para manter os turistas que ja vieram e fazer com que novos turistas venham, e o que vejam repercutam por toda a vida de maneira agradavel.

02 - Aquilo que as pessoas experimentarem durante uma viagem irao lembrar durante muito tempo, bem mais tempo do que aquilo que elas veem diariamente. A rotina, logo se esquece, mas o novo, e quase inesquecivel, mesmo que seja desagradavel.

03 - Portanto, se a praia estiver suja, se a cidade estiver suja, se o comercio local nao for agradavel, de modos que o turista se sinta mal, nao se iluda, este nao voltara, se voltar, sera por um acaso do destino, ou por que aquele lugar e passagem para outros lugares.

04 - Quase todo turista, passa o ano inteiro sonhando com o dia em que ira sair de ferias, e podera passear na praia sem nenhum constrangimento. Mas existem locais onde ele chega e e abordado por homens que querem disputa-lo para cobrar o estacionamento, depois a disputa e nas cadeiras da praia, depois os passeios, o restaurante do almoço. Isto e altamente constrangedor, quando nao vem na forma de oferta, mas sim na forma de arrastao. Infelizmente, isto e praticamente incontrolavel pelos servicos regulares. Turista, e gente como agente, tem memoria. E no ano seguinte, ele procura outra praia.

05 - Turista e gente bem informada, e normalmente e a parte da sociedade mais bem informada, sao Medicos, Engenheiros, Delegados, Juizes, Promotores, Desenbargadores, Policiais, Advogados,  e outros mais. Quem ganha salario minimo nao faz turismo, quem faz turismo tem dinheiro no bolco, nao precisa constranger, ele vai gastar porque levou dinheiro para isto, esta no orcamento. Pensar que engana esta gente, e uma aberracao humana, e um desagravo, e um desativo. Tudo isto e constrangimento e o turista nao volta mais ali e ainda fala para todos os seus amigos e publica da forma como pode. O que os operadores de turismo fizerem ira repercutir pelo mundo.

06 -E necessario trabalhar esta questao na televisao, no radio, nas escolas a partir do primeiro ano letivo, especialmente em cidades que teem o turismo como fonte principal de renda. O Brasil tem forte potencial turistico, mas ha lugares, cidades, estados, onde tais questoes precisam ser trabalhadas com maior acuidade. Acrescente-se aos diversos fatores desagradaveis, mais este: o constrangimento para gastar varias vezes alem do necessario, (preco dobrado e triplicado). Alem de outras formas de tratamento, so produzam perda de clientela.

07 - Em Fortaleza ha uma Feira bem no calcadao, mas eles tem o cuidado de retirarem as barracas todas as noites com horario rigoso para montagem e desmontagem, o lugar e limpo, o turista e tratado como rei. Bom seria, se por todo o Brasil fosse assim.

08 - Os hoteis e pousadas que recebem turistas devem ser extremamente limpos, tanto o piso como os moveis, muitos pecam neste ponto. Os restaurantes que servem turistas devem ter a cozinha aberta (vidro) para que todos que chegam vejam o que esta acontecendo no laboratorio mais sagrado do ser humano - a cozinha. Se o vidro nao for possivel, coloquem entao, um circuito fechado, mostrando a cozinha.

09 - Turista dificilmente registra ocorrencia, por isto as autoridades locais, Secretaria de Seguranca e Secretarias de Turismo dificilmente ficam sabendo quando o turista sofre um furto ou roubo, quando alguem remenda o mesmo pneu quatro vez num so dia, tudo isto acontece e nao deveria acontecer.

10 - Turista que sofreu constrangimento, dificilmente volta aquele estado e fala mal daquele lugar ate cansar, e todos os seus colegas de trabalho evitam passar tambem pelo mesmo lugar.

11 - Se faz necessario, altos investimentos em propaganda turistica e treinamento de pessoal que trabalha neste ramo (operadores de turismo), e certo que alguns estados ja fazem isto, a exemplo o Ceara, mas e preciso fazer mais. Melhorar as estradas, a seguranca a fiscalizacao do comercio direcionado ao turismo e outros cuidados de praxe.

12 - Na pratica, o turista e um cliente, um consumidor como outro qualquer, o problema, e que turista e consumidor de alto nivel, silencioso, porem extremamente seletivo. Ele nao devolve a ofensa no local, porque esta em terra distante, mas quando chega na sua terra anuncia para todos como foi tratado. Qual e o cliente que volta a uma loja, onde consumiu uma mercadoria que nao lhe agradou, pagou um preco absurdo e voltou para casa insatisfeito? Nao e nada agradavel, vermos o nosso sonho transformado em pesadelo.

13 - Turista, e gente bacana, com fonte de renda certa, e que passa um ano inteiro planejando as suas ferias, se elas forem estragadas uma vez em um lugar, ele nao permitira que isto aconteca novamente, e se possivel evita que outros passem por este desconforto.

14 - Turista quer: Praia limpa, precos condizentes com o mercado, acomodacoes confortaveis, e tratamento adequado, sem engano.

15 - Porque o o Estado do Ceará, tão distante do resto do Brasil e do mundo, é hoje o maior polo turistico do Brasil? A resposta e simples: Transparencia, honestidade, tratamento adequado, precos adequados, praias extremamente limpas e uma serie de detalhes quase imperceptiveis, porem, altamente agradaveis. Os cearenses entendem que nao e possivel enganar o turista.

16 - Talvez seja hora de se reapreender a fazer turismo. Pelo menos temos a natureza a nosso favor. So nao se sabe ate quando ela suportara.

17 - Os sentidos mais apurados nos turistas, sao: Olfato, visao e paladar.

Indice dos textos.


BrasilTurbo.com.br | Política de Privacidade | 1994 | Todos os Direitos Autorais Reservados.